A Internet e a Produção Audiovisual

por - 07:04


A humanidade passou por três grandes revoluções que culminaram no ponto em que vivemos hoje. Uma humanidade conectada, facilidades de acesso a informação e a produção de conteúdo. Também é um período de grandes descobertas, de novas formas de relacionamento e também de fugacidade e velocidade.
O modelo de comunicação atual nos conduziu a um mundo de convergências, segundo Andre Lemos e Marcos Palacios, no livro Janelas do Ciberespaço:

A convergência das tecnologias de distribuição de dados, imagens e sons através da digitalização da informação; A convergência de equipamentos de comunicação, telecomunicações e informática; A convergência dos modelos de consumo de informação, entre comunicação de massa e comunicação interativa; A convergência dos produtos das industrias culturais em um único produto multimídia e a convergência da economia das comunicações que agrupa dois setores distintos, telecomunicações e comunicação eletrônica de massa, mediados pela informática.

A digitalização está democratizando a produção audiovisual e reduzindo os seus custos, por isso, experimentos cinematográficos são cada vez mais comuns. Os produtores independentes estão conseguindo produzir mais e estão tendo a chance de mostrar seus filmes ao mundo. A convergência digital aproximou os processos de produção audiovisual e criou inúmeras possibilidades de circulação e consumo desses conteúdos.



Você também pode gostar destes...

0 Comments