25/11/2014

Os Caminhos da Produção Cultural


Já faz algum tempo que ouço a palavra produção cultural aqui no Brasil, mas ainda não tinha conhecido nenhuma iniciativa que abordasse o assunto da forma clara e criativa que obviamente merece. Quem é artista ou trabalha em algum ramo da cultura se pergunta como transformar aquilo que faz em retorno financeiro. Afinal de contas, não basta ser feliz trabalhando, precisa receber, precisa pagar as contas, reinvestir e produzir mais, o típico processo de um mundo capitalista.
A revolução digital que estamos vivendo está mudando o cenário da economia mundial, incluindo a produção  e comercialização de produtos culturais, cada vez mais explorados pela mais nova plataforma revolucionária, a internet. Hoje há alternativas para quem quer aprender mais sobre a gestão de sua carreira artística e para quem quer encontrar alternativas de remuneração para seu trabalho.

Pra começar, acho importante que tenhamos algumas respostas bem claras para as perguntas básicas do ramo.

O que é produção cultural?
Qual é o papel do produtor cultural?
Como anda a cultura no Brasil?
Que caminhos podemos tentar? Tanto para comercialização quanto para empreendedorismo nesse ramo da economia?

Para essas questões, que não são simples e nem podem ser respondidas em uma frase, eu indico dois sites que vão clarear as suas ideias. O primeiro é o Produção Cultural, uma plataforma de discussão do assunto com mais de 600 minutos de entrevistas gravadas com quem faz e transforma a cultura brasileira. Você pode fazer download das entrevistas em vídeo ou baixar os 5 e-books com as mesmas em PDF. Também pode ver outras matérias dos entrevistados e discutir na rede do site as questões relativas ao cenário cultural brasileiro. Além disso, é ótima fonte para conseguir contatos.  Cada entrevista traz informações muito interessantes para compreender os caminhos da produção de cultura em nosso país.

Outro site muito importante para compreender produção cultural, com foco em captação de recursos e empreendedorismo cultural é o Cultura de Valor, do Cláudio Machado. Além dos posts cheios de conteúdo e análises do mercado e dos recursos disponíveis para produzir, você pode baixar gratuitamente o e-book 101 livros para sua carreira artística, que trata de cultura, empreendedorismo, marketing e projetos.

Os dois sites são fontes de grande valor. É claro que há mais conteúdo disponível na web, mas indico os dois pela qualidade da informação e relevância para quem deseja tirar as suas dúvidas, seja da função de produtor cultural, da captação de recursos ou do empreendedorismo criativo e gestão de carreira. Confira com muito carinho!


0 comentários:

Postar um comentário