30/12/2014

Monet x Manet

Impressão Nascer do Sol - Claude Monet
Existe uma confusão em relação a esses dois grandes nomes da pintura. Apesar desses pintores impressionistas de Paris terem muitas coisas em comum, incluindo o sobrenome parecido, eles possuem diferenças significativas em sua pintura. Vamos conhecer um pouco de cada um.
Oscar-Claude Monet nasceu em 14 de novembro de 1840 em Paris. É considerado um dos pintores mais importantes do impressionismo francês. Viveu grande parte de sua vida na Normandia onde aprendeu com Eugène Boudin algumas técnicas de pintar ao ar livre. Em 1862 cursou Artes na Universidade mas não se agradou do tradicionalismo da pintura acadêmica. Abandonou a universidade e foi estudar com Charles Gleyer e conhece Pissarro e Colbert. Juntos desenvolvem a técnica de pintar que ficará conhecida como impressionismo.

O quadro Impressão, Nascer do Sol deu origem ao nome do movimento. Nessa tela Monet privilegia as cores complementares, as tonalidades de azul e laranja, que são usadas puras na tela. As pinceladas não tem contornos definidos, mais sugerem do que representam. Na obra de Monet predominam as paisagens e as pinceladas rápidas, pois a principal característica do impressionismo é o estudo da luz do sol refletida nos objetos, que muda constantemente. No final de sua vida, por ter se exposto muito ao sol, teve catarata. Não parou de pintar durante a sua doença. Morreu em 05 de dezembro 1926.

Almoço na Relva - Édouard Manet
Édouard Manet nasceu em 23 de janeiro de 1832, em Paris. Foi pintor e artista gráfico por demais reconhecido no universo da arte do século XIX. Pertencia a uma família rica da burguesia parisiense. Contraiu sífilis o que lhe causou muitas dores e paralisia parcial. Alguns de seus quadros romperam com a academicismo e foram motivo de escândalo, como a tela Almoço na Relva, recusada pelo Salão dos Artistas Franceses em 1863 e exposta no Salão dos Recusados.

Essa tela representa uma mulher nua (Victorine Meurend, modelo do pintor) em companhia de dois homens elegantemente vestidos (Eugène de Manet, irmão do pintor e Ferdinand Leenhoff, escultor e amigo). A figura curvada que vemos saindo da água é identificada como Vênus. O ponto de luz está na figura nua da modelo. Manet preferia os jogos de luz e sombra. O trabalho das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas traduziam a vida da época. Em 1883, Manet tem a perna esquerda amputada devido à gangrena e morreu em 30 de abril de 1883, com 51 anos.

0 comentários:

Postar um comentário