29/03/2017

Canais de conteúdo relevante para roteiristas



Há farto material na internet acerca da criação de roteiros. Existe tanto material que, por vezes, perde-se muito tempo tentando compilar o que é útil de cada site ou canal que visitamos. A lista abaixo é pessoal, os indicados têm muito material tanto para iniciantes quanto para quem já está estabelecido no mercado. Certamente há sugestões melhores ou piores que as minhas, se o leitor for conhecedor de outros canais que possam agregar valor, peço que, por gentileza, mencione-os nos comentários, assim, podemos formar uma lista variada a quem desejar.
História e Roteiro: Thiago Fogaça ministra diversos cursos de roteiro e storytelling em São Paulo. Mantém um canal no youtube onde faz algumas análises de filmes e, periodicamente, publica materiais muito úteis em seu site e na página do facebook. Ele acredita que, ao “escrever” um filme, nosso foco deve estar em seu propósito enquanto história e no conhecimento psicológico aprofundado de nossos personagens.


Tertúlia Narrativa: é um coletivo de criação e consultoria de roteiros que compartilha muitos textos, artigos e dicas de qualidade com embasamento para diferentes níveis de conhecimento, além de vários roteiros e Bíblias de Série para download. No grupo do facebook são realizadas periodicamente análises de filmes e episódios de séries.


Lessons from the ScreenplayMichael comanda o canal do YouTube onde realiza vídeos analisando a anatomia  das histórias, estrutura, antagonismo, construção de personagens, entre vários outros pontos importantes. São várias lições de roteiro compiladas no canal.


Escola de Roteiro – Storytelling: Marcelo Andrighetti já escreveu várias peças de roteiro e hoje também trabalha com seu projeto na internet, onde publica muito material interessante, especialmente para quem está iniciando sua carreira. Além de falar sobre técnicas narrativas, inclui outros tópicos relacionados ao universo dos roteiristas, como disciplina para escrever, estilo de vida criativo, propósito e escrita, entre outros.

Roteirista Empreendedor: Bill Labonia escreve para o mercado brasileiro e canadense. Em seu site fala bastante sobre sua experiência no exterior, oferece material sobre técnicas de escrita, dicas de canais que procuram projetos, concursos e festivais para roteiristas, além de responder dúvidas sobre a profissão. Oferece dicas valiosas a partir de sua experiência com o mercado estrangeiro.

João Nunes: o site é comandado pelo roteirista e publicitário português João Nunes. A seção Perguntas & Respostas é valiosa! Você encontra todo tipo de dúvida de roteiro respondida lá, "como escrever cabeças falantes", "como se escreve um diálogo paralelo", "como descrever perseguições no roteiro", além de tutoriais dos mais variados softwares de roteirização. É uma mina de ouro!

Imprensa Mahon: Krishna Mahon produz uma série de vídeos com convidados de produtoras, players, fundos, canais de televisão, entre outros, que contam que tipos de projetos desejam receber, além de compartilharem muitas dicas sobre o mercado audiovisual. O canal é tão completo que o considero um curso sobre o mercado audiovisual brasileiro.

Espaçonave: Embora não seja específico para roteiristas, o projeto comandado pela Rafaela Cappai tem o propósito de ajudar artistas e criativos a viver fazendo o que amam. Se você deseja empreender como roteirista, não apenas escrevendo roteiros, mas criando outras formas de negócio, precisa acompanhar o trabalho dela. Além do farto material no blog, ela tem uma série de vídeos com muitas dicas e ferramentas para incrementar seu negócio.








0 comentários:

Postar um comentário