Documentários Especiais: Elena

por - 11:50

A primeira coisa que pensei após assistir o documentário Elena foi: "como algo tão doloroso e difícil como o suicídio de um familiar pôde ser tratado de forma tão bela e impactante?" É uma maneira poética e inovadora de falar sobre um tema trágico. Petra Costa, diretora do documentário, conta uma história pessoal, a sua e de sua irmã, Elena, que se suicidou aos vinte anos de idade. 


Em abril de 2014, Nicolau Sevcenko participou de um debate sobre o filme Elena na Harvard University. Ele comenta sobre a beleza com que o tema foi retratado no filme de Petra Costa. "O filme faz justiça não só à Elena, a jovem e aflita atriz, mas também à Helena, o mito”, disse em seu discurso.

Nós acompanhamos a jornada de Petra em busca da história da irmã e de sua própria história. O filme é um diário sobre uma jornada de autoconhecimento, baseado numa história pessoal e real, uma história trágica, que é também a história de muitas outras pessoas. Conheça o processo de produção dessa obra no extra do documentário lançado no Brasil em 2013, onde Petra Costa, Idê Lacreta (montadora ), Marilia Moraes (montadora), Carolina Zisking (roteirista) e Martha Kiss Perrone (preparadora de elenco ) comentam sobre o processo de elaboração de roteiro e edição do documentário, é muito enriquecedor.


Uma linguagem poética dá o tom do filme. A narração em primeira pessoa de Petra dá a direção da história. O denso material de arquivo é a principal matéria prima do projeto. As muitas fitas cassete gravadas pela irmã e os diversos vídeos são uma riqueza inexprimível dessa família e dessa história. Petra refaz o caminho da irmã até Nova Iorque, grava ela mesma vários trechos do projeto. Temos sempre uma câmera na mão, com imagens que soam naturais, dançantes como ela comenta. Nessa entrevista a premiada montadora Marília Moares fala sobre os desafios desse projeto.



Mas Petra também contracena, a mãe dela também. As três mulheres do filme já desejaram ser atrizes. A diretora de arte Marta Kiss Perroni fala do processo de preparação de elenco utilizado no filme Elena:


Fazer documentários que retratam experiências pessoais dos realizadores não são comuns. Geralmente eram retratados temas externos. Elena mostra que é possível se conectar com as pessoas e criar empatia com uma experiência pessoal. Os diretores Tim Robbins e Fernando Meirelles dão as suas impressões sobre o projeto:


Foi muito coerente o momento em que o filme se encerra. A história pedia que se revelasse como tudo transcorreu após o evento trágico e ficou completa ao nos levar até o momento em que essa dor foi, digamos, superada.

Petra Costa encontrou nas redes sociais uma forma de divulgar seu trabalho. Para isso, o filme contou com o auxílio de atores famosos como Alexandre Borges, Wagner Moura, Letícia Sabatella, Rafael Cortez, entre outros, assista o vídeo aqui. Veja essa entrevista onde Petra conta alguns detalhes do processo, da divulgação e do objetivo do filme.

O documentários Elena está disponível no youtube. Uma preciosidade do projeto é o roteiro de Elena, disponível no site, um material riquíssimo para quem quer estudar a fundo a produção desse híbrido de documentário e ficção. 







Você também pode gostar destes...

0 Comments