03/05/2017

Documentários Especiais: Chef's Table

Chef's Table é uma série documental lançada pela Netflix. O criador da série, David Gelb, também dirigiu o documentário "O Sushi dos Sonhos de Jiro", de 2011, sobre o único restaurante de sushi a conquistar três estrelas no guia Michelin.
Não é um programa de receitas, é gastronomia elevada ao status de arte. É história de vida, superação e criatividade. Na primeira temporada acompanhamos a história de seis renomados chefs de cozinha, onde mergulhamos em seu processo criativo e conhecemos suas lutas, vitórias e derrotas. A pergunta básica que norteia cada episódio é "como ele chegou até aqui, como se tornou chef?"

No início de cada episódio os chefs contam uma passagem de suas vidas, então temos uma abertura lindíssima em time-lapse, onde os seis protagonistas da temporada, algumas de suas criações e momentos de trabalho são vistos. Durante os episódios, temos imagens do dia a dia deles no trabalho, visitando fornecedores, com a família e material de arquivo pessoal.

A fotografia é impecável. Alternam-se cenas em slow motion, geralmente quando um chef está cozinhando e montando seu prato, close-ups extremos e planos macro que chamam a atenção para detalhes inesperados, além de uma trilha sonora instrumental linda.



Os documentários se utilizam do real como matéria prima para sua criação, portanto, escolher as pessoas certas, as que tenham algo a dizer sobre o tema é fundamental. Chef's Table é maravilhosa nesse sentido, pois você mergulha em lugares, processos criativos, histórias e lições de vida diferentes a cada episódio que assiste. Além disso, é uma série educativa, pois além de nos encantar e inspirar, também desmistifica a alta gastronomia. É possível entendê-la. Não é simplesmente comida, mas uma experiência sensorial. 

O roteirista Marcelo Andrighetti fala sobre trama e subtrama da série Chef's Table:



















0 comentários:

Postar um comentário