09/05/2017

Documentários Especiais: O Mercado de Notícias

O Mercado de Notícias é um documentário de 2014, do roteirista e diretor Jorge Furtado. Particularmente, acredito que o diferencial do filme está na preciosidade da peça teatral inglesa que conduz o roteiro, um verdadeiro achado. Mas não é só isso, o diretor está sempre intercalando documental e ficção, ao mostrar bastidores dentro do filme e narrar, ele mesmo, de forma livre, (enquanto conta aos atores) pontos da história da imprensa.


www.omercadodenoticias.com.br
Entenda o projeto através das palavras do próprio diretor aqui. O site, aliás, é uma continuação do documentário, uma extensão do assunto. Todo material extra, as entrevistas completas dos jornalistas, os ensaios dos atores da peça, a pesquisa sobre o assunto, as matérias analisadas, entre outros, estão no site, permitindo um estudo e análise abrangente sobre a imprensa.


O filme é dividido por temas dentro do assunto principal, com um acervo de imagens e material de arquivo para ilustrar algumas questões, além da narração, que acaba por contar alguns pontos da história da imprensa. Também foram usadas imagens de computação gráfica ao analisar o caso da bolinha de papel, onde recriaram o ambiente graficamente para chamar a atenção sobre a quantidade de câmeras que captaram o acontecido, enquanto a imprensa anunciava que o candidato José Serra havia sido atingido por um objeto pesado.

Um aluno da UFRGS fez um estudo onde analisou detalhadamente o documentário. Para quem deseja se aprofundar, o trabalho intitulado As Narrativas do Projeto "O Mercado de Notícias" está disponível na internet. No vídeo abaixo temos uma conversa sobre a produção da obra de Jorge Furtado, sobre mídia e jornalismo em geral.




0 comentários:

Postar um comentário