Linguagem Cinematográfica: Composição de Cenas

por - 11:52

Além dos princípios técnicos de planos, enquadramentos, fotografia e movimentos no cinema, existem outros aspectos composicionais da imagem. O cinema é rico em elementos que ajudam a compor as narrativas.

Profundidade de Campo

Profundidade de campo é o espaço de foco que temos em uma imagem. Imagens que estão fora do plano focal ficam desfocadas e sem nitidez. A profundidade de campo, aliada ao controle do foco, é capaz de destacar e dar maior visibilidade à determinada parte do enquadramento, além de aumentar o tom dramático de uma imagem. Compreenda o conceito assistindo o vídeo abaixo:



Veja esses dois exemplos retirados do blog HATSU.

Neste quadro do filme “Um Ato de Liberdade”, o personagem destaca-se da multidão pela utilização de pouca profundidade de campo e foco seletivo no personagem. Fonte: http://bit.ly/2t3VtmW
Já neste quadro do filme “Cidadão Kane” o caminho comprido que une-se ao horizonte tem seu final desfocado aumentando a dramaticidade e exagera a percepção de distância da estrada. Fonte: http://bit.ly/2t3VtmW
Armando Vernaglia fala sobre a profundidade de campo no filme Cidadão Kane.


Simetria

Wers Anderson gosta de utilizar centralização e simetria em suas composições. No filme O Grande Hotel Budapeste, há também uma espécie de lógica simétrica para a edição de Pilling.

 



No vídeo abaixo, Max Tohline desconstrói a cena do duelo final do filme “Três Homens em Conflito” (The Good, The Bad and The Ugly – 1967), mostrando como foi feita a edição do filme. No Cinematográfico a galera tem o vídeo com legendas.



O ponto de fuga de Stanley Kubrick

A perspectiva de um ponto de fuga é usada nas artes plásticas e no cinema para descrever um enquadramento em que os planos da composição dirigem o olho para um ponto central.O diretor Kubrick gostava de utilizar a técnica.


Assista abaixo a história e a ciência por trás de um efeito especial do filme Uma Odisséia no Espaço.


Um pequeno vídeo sobre como iluminar cenas, com vários exemplos de Kubrick.



Distância focal e lentes usadas por grandes diretores

A escolhas das lentes usadas nos filmes também implica em mudanças estéticas. Conheça as lentes que alguns grandes diretores utilizam.



Uma análise onde Tony Zhou discute sobre a forma que vários dos pontos cruciais da história de Mother(2009), do diretor Joon-ho-Bong, são filmados.









Você também pode gostar destes...

0 Comments