Tipos de Documentários

por - 13:39

No livro intitulado Roteiro de Documentário. Da Pré-produção à Pós-produção, Sergio Puccini afirma o seguinte:

"Documentários podem ter origem em desejos pessoais de investigação e divulgação de determinados assuntos presentes em nossa história e sociedade, mas também se originam de projetos institucionais, de iniciativa de empresas, órgãos públicos e não governamentais, instituições filantrópicas, etc."

Em outras palavras, as ideias para a criação de um projeto documental podem vir desde nossos interesses pessoais de investigação até iniciativas oriundas de empresas ou governos  (que podem "encomendar" projetos). Mas é importante lembrar que todo documentário trata um ponto de vista sobre determinado assunto, como afirma Bill Nichols no livro Introdução ao Documentário:

"Documentários se baseiam na realidade, de onde tiram sua matéria-prima, mas defendem um ponto de vista específico, que pode ser o do diretor, do produtor ou, em alguns casos, de quem patrocina o projeto. Também não adotam um conjunto fixo de técnicas, não tratam de apenas um conjunto de questões e não apresentam apenas uma forma ou um estilo."

Isso abre um campo de possibilidades aos documentaristas, daí a importância de conhecer a origem  e a forma desse gênero (se é que podemos chamar assim). Francisco Machado Filho, professor Dr. da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP explica de forma sucinta e com exemplos atuais quais são os tipos e modos de fazer documentário.


No livro Direção de Documentário, escrito por Michael Rabiger, temos a oportunidade de compreender pelo menos parte do que os documentários são capazes de proporcionar aos espectadores:

"Filmes documentários analisam, investigam, alertam, evidenciam, exploram, observam, anunciam, informam, comunicam, explicam, educam, promovem, postulam, defendem, celebram, experimentam, esclarecem, transmitem, satirizam, checam, protestam, lembram, revisam, profetizam, registram, concluem, conservam, libertam, revolucionam... O documentário vive no mundo real, faz um trabalho ativo e tem por objetivo agir sobre o público."

Frame do vídeo de autoria do professor Dr. Francisco Machado Filho



Qual a diferença entre uma grande reportagem e um documentário? 



Você também pode gostar destes...

0 Comments