Tipos de Tramas: Antitrama ou Antiestrutura

por - 11:49

A Persistência da Memória - 1931 - Salvador Dalí

Davi Benseman criou uma lista de filmes que se utilizam do design estrutural antitrama. Eis a definição dele sobre esse tipo de estrutura dramática:

Esse agrupamento de variações de estrutura não reduz o Clássico, mas reverte-o, contradizendo as formas tradicionais para explorar, talvez ridicularizar, a ideia dos princípios formais. O criador de Antitramas raramente quer suavizar sua visão, ou mostrar uma austeridade quieta; geralmente para deixar claras suas ambições "revolucionárias", o filme tende para a extravagância e o exagero autoconsciente.

Características da Antitrama:
-Coincidência
-Tempo não-linear
-Realidades inconsistentes


Resumindo, os filmes com o design antritrama ou antiestrutura não deixam de ter uma trama, no entanto, ela é recriada, invertida, diferente, pois não há causa e efeito sobre as escolhas dos personagens, como ocorre nas narrativas clássicas. O tempo não-linear e as realidades inconsistentes nos jogam em uma história que permite uma interpretação pessoal sobre o que se vê. O filme Um Cão Andaluz, dirigido por Luis Buñuel é o perfeito exemplo de roteiro antiestrutura.


Un Chien Andalou / Um Cão Andaluz França, 1929. Direção: Luis Buñuel. Roteiro: Salvador Dalí e Luis Buñuel. Curta-metragem considerado o principal marco do movimento Surrealista no cinema.

Douglas G. Fernandes, professor de História graduado pela UNIMESP e autor do Portal Alexandria produziu um vídeo analisando o filme e sua relação com o Movimento Surrealista.


Você também pode gostar destes...

0 Comments