07/06/2018

O que são Projetos Transmídia ou Multiplataforma?

O que caracteriza um bom projeto transmídia?

Houston Howard – Um bom projeto transmídia é aquele que nunca conta a mesma história duas vezes, sendo expandido por múltiplos meios e plataformas de maneira valiosa. Um bom projeto transmídia também é aquele que consegue criar uma experiência para os fãs no sentido de não só alimentar o engajamento, mas também gerar receita.

Steve Mitchell – Também tem uma questão emocional, que ressoa na audiência no sentido de mantê-la sempre voltando para buscar mais, porque isso alimenta uma fome em seu coração.

Esta é a transcrição de uma pequena parte da entrevista que Houston Howard (líder em comunidades de branding e entretenimento) e Steve Mitchell (roteirista e produtor da minissérie Tin Man) concederam à plataforma Cultura e Mercado. Leia a entrevista na íntegra AQUI, é uma aula sobre o conceito "projetos multiplataforma".

Para citar um exemplo brasileiro, em 2014 a bigBonsai lançou o projeto multiplataforma Dominguinhos, que consistiu num documentário para cinema e numa webserie em 8 episódios para internet. A webserie conta com mais de 4,5 milhões de visualizações e o filme foi selecionado para vários festivais internacionais, como IDFA, Dok Leipzig, Doc Lisboa, SXSW, BAFICI, Vancouver International Film Festival, Moscow IFF e É Tudo Verdade.

DEBORAH OSBORN, responsável pela Produção Criativa dos projetos de entretenimento da produtora bigBonsai, dá dicas valiosas tanto para produtores quanto roteiristas:


 




0 comentários:

Postar um comentário